O Fluxo Digital em Odontologia é um conjunto de processos realizados em softwares específicos para cada área, feita a partir de imagens dos pacientes obtidos por tomografia ou escaneamento dos dentes, boca e face.
Esses softwares permitem o planejamento dos procedimentos com mais rapidez, eficiência e qualidade, sendo um processo irreversível na odontologia que em pouco tempo vai ser rotina em todos os consultórios.
A rápida propagação dos scanners intraorais foi o divisor de águas na odontologia, encerrando a fase das moldagens em virtude das inúmeras vantagens como rapidez, conforto, precisão, economia de material, facilidade em enviar os trabalhos, previsibilidade, informação ao paciente, etc.
Os scanners faciais vieram a aperfeiçoar e incrementar as aquisições do scanner intraoral, e melhorar mais a amplitude dos procedimentos.
A tomografia computadorizada fecha com chave de ouro os exames de imagens, mostrando as estruturas internas (dentes e ossos), para que os softwares façam a «junção» de todas as imagens em uma única imagem.