Tomografia e Tratamento Ortodôntico

O diagnóstico e planejamento dos tratamentos ortodontia com os sempre foi feito baseando-se apenas em radiografias. Porque se fala hoje em usar também a tomografia? Comparo o uso da tomografia como meio auxiliar de diagnóstico com o aparelho celular. Assim como sempre tivemos o telefone fixo por muitos anos, e sempre vivemos bem assim, também tínhamos as radiografias e vivíamos bem assim. Mas com o advento do telefone celular, os benefícios e conforto foram tão grandes que o telefone fixo é bem menos usado ultimamente. Com a tomografia é assim também, pois tal exame fornece tantas e tão importantes informações, que não pode mais ficar excluída dos tratamentos ortodônticos, e as radiografias já são menos solicitadas.

Muitos erros que os ortodontistas cometiam, aconteciam em função de não terem as informações que a tomografia oferece, sendo o principal deles mover os dentes para regiões com pouco ou nenhum suporte ósseo, o que levaria a perda do dente.

Como acontece na medicina, a tomografia vem substituindo a radiografia para inúmeras indicações, e os melhores profissionais já usam este exame tridimensional para elaborar seus planos de tratamento. O custo um pouco mais elevado compensa muito devido as vantagens e a segurança deste exame, garantindo tratamento sem surpresas. Hoje os bons ortodontistas complementam seus exames com tomografia, oferecendo o que há de melhor e mais moderno para seus pacientes.

0 visualização0 comentário

© Radiodoc - Todos os direitos reservados - 2020