Guias para Gengivoplastia

O sorriso gengival é caracterizado por dentes anteriores curtos, exposição excessiva de gengiva e contorno gengival irregular. O tratamento dessa condição é baseado em um aumento de coroa clínica, sendo esse um dos procedimentos mais comuns dentro da clínica de Periodontia. O aumento de coroa clínica pode ser realizado através de duas técnicas cirúrgicas: retalho aberto ou retalho fechado (flapless).

 

A Odontologia Digital tem contribuído muito para diversos procedimentos odontológicos, como a gengivoplastia e/ou aumento de coroa clínica. O planejamento é realizado com a sobreposição de tomografia (DICOM) com o escaneamento intra bucal (STL) e fotos intra e extra orais. Inicialmente, é realizado um estudo chamado o DSD (Digital Smile Design), uma ferramenta de tratamento e planejamento usada para fortalecer a visão de diagnóstico, melhorar a comunicação e aumentar a previsibilidade de um tratamento estético. Com apoio no DSD, é feito o enceramento diagnóstico, criando um novo contorno gengival e respeitando as medidas propostas no planejamento estético. Logo após os guias cirúrgicos personalizados são confeccionados e impressos em impressoras 3D, para auxiliar e orientar o ponto das incisões das margens gengivais, bem como a extensão da osteotomia durante os procedimentos de aumento de coroa clínica.

 

Os resultados são precisos, a cirurgia é rápida, os resultados são fantásticos e essa tecnologia veio para mudar conceitos, proporcionando essa ferramenta inovadora aos profissionais e tornando essa tecnologia imprescindível para todo bom periodontista.

Cirurgia Guiada Gengivoplastia

© Radiodoc - Todos os direitos reservados - 2020